Em 10 de Março de 1.915, era inaugurado o prédio do Hospital de Piraju, obra construída pela comunidade a partir de 1.913, passando esse dia a simbolizar o dia da fundação do Hospital.
No entanto, a primeira casa de saúde do município foi implantada bem antes, em 1.898. A Câmara dos Vereadores, em sessão extraordinária de 15 de novembro daquele ano, se viu forçada a instalar e manter um “LAZARETO”, local destinado ao tratamento de vítimas de uma epidemia de varíola que atingia a região.
A unidade foi abrigada em uma casa da “Família Mourão” situada no subúrbio da cidade. Posteriormente, funcionou em outros imóveis, inclusive no prédio da Loja Maçônica “Cavalheiros do Sul”.
Aos poucos, o Hospital passou a ser custeado pela comunidade. Por muito tempo, foi administrado pelas Irmãs Franciscanas e era mantido apenas com doações, principalmente as feitas por proprietários rurais. Garantia-se o abastecimento de gêneros alimentícios, medicamentos e até a aquisição de bens e equipamentos.
O progresso da Medicina provoca constante aumento do custo de sua aplicação. Por outro lado, o crescimento da demanda por tais serviços tornou ineficiente aquele sistema de custeio, aumentando a dependência de recursos públicos. Em consequência, caiu a participação da comunidade, que, por pagar impostos, se julga dispensada desse ônus.